,

Prevenção e Detecção: ao Câncer de Mama

                                        

Meninas por favor façam sempre o auto exame.

O que é auto-exame?

O auto-exame da Mama é um exame que você mesmo faz nas suas mamas. É conhecendo suas mamas que você pode verificar qualquer alteração. Toda mulher, a partir do momento em que as mamas começam a crescer, deve habituar-se a fazer o auto-exame das mamas.

A incidência do câncer de mama vem aumentando em todo mundo, acometendo as mulheres em idade cada vez mais jovem. Uma das maneiras eficazes para combatê-lo é detectá-lo em suas fases iniciais. Para tanto, o auto-exame de mamas exerce função importante com possibilidade de promover o diagnóstico< precoce e a cura.

O objetivo fundamental do auto-exame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.

O auto-exame de mamas deve ser realizado mensalmente, por todas as mulheres a partir de 20 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.

A freqüência com que se faz o exame torna mais fácil notar qualquer , modificação nas mamas de um mês para o outro.

Como realizar o auto-exame?

- Durante o banho, com as mamas ensaboadas, deslize as mãos sobre as mamas. Com os dedos juntos, use a mão direita para apalpar a mama esquerda e a mão esquerda para a direita. Procure caroços, alterações de consistência, secreções, ou saliências.

- Em frente ao espelho, observe: tamanho, posição, forma da pele, aréola e mamilo.

- Faça o mesmo controle com os braços levantados e mantidos atrás da cabeça.

- Gire o corpo lentamente para a esquerda e para a direita, observando qualquer alteração.

- Deitada, coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita. Inverta o procedimento para examinar o outro lado.

- Apalpe toda a mama através de suave pressão sobre a pele com movimentos circulares.

- Apalpe a metade externa da mama que, em geral, é mais consistente.

- Apalpe as axilas.

- Aperte o mamilo entre os dedos polegar e indicador e observe a presença de leite, sangue ou pus.

Não se assuste, a maioria das alterações é benigna, porém se perceber alguma alteração procure um médico.

Sinais anormais

- Qualquer nódulo da mama;

- Qualquer deformação ou alteração no contorno natural da mama;

- Qualquer saliência ou reentrância da pela da mama;

- Qualquer retração ou desvio do mamilo;

- Eczema em torno do mamilo ou da aréola;

- Caroço na axila.

Mamografia

Para saber se um tumor é benigno ou maligno, o médico precisará fazer alguns exames. O principal deles é a mamografia, que é feita com um aparelho de raio-X especial.
Este exame é muito simples: consiste em colocar a mama entre 2 placas de acrílico, que será comprimida. É importante saber que para fazer um exame adequado é necessário apertar um pouco a mama. Portanto, pode incomodar se for realizado quando as mamas estiverem dolorosas (por exemplo: antes da menstruação).

Assim, deve ser feito cerca de uma semana após a menstruação.

Mamografia constitui um método de imagem que procura avaliar a presença de alterações na mama. O seu principal objetivo é diagnosticar o câncer de mama, porém identifica a presença de outras alterações, em grande parte benignas. A radiação recebida não é prejudicial.
A mamografia detecta vários achados que necessitam avaliação adicional para melhor definição diagnóstica e, por outros métodos de imagem, como por exemplo o ultrasom e a magnificação (mamografia ampliada de um local da mama), não representando necessariamente a presença de um câncer de mama.

A mamografia permite detectar alterações tão pequenas que não seriam sentidas mesmo por treinados examinadores.  

0 comentários:

Postar um comentário

 

Bela Top © 2013 | Designer de: Camargo Raiden

Direitos: Bela Top, Sejam Bem Vindos! and Bela Top

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...