, ,

Os Diferentes Tipos De Franjas. Escolha A Sua!

Franjas estão em alta, vocês já devem ter ouvido bastante isso nos ultimamente! Mas, a verdade seja dita: desde as primeira décadas do século XX, quando foi que franjas não estiveram em alta? O que pode ter variado com os anos foram os cortes, os formatos, o comprimento… mas desde então elas sempre estiveram lá, emoldurando e enfeitando o rosto das mulheres!
Nos tempos atuais, temos a vantagem de que a sociedade está bem democrática e temos a liberdade de escolher a franja que quisermos para usar. Nem vai ter mais tanto aquela coisa de “franja de índio”, “franja é coisa de criança” e etc.
Mas temos que admitir que não é todo tipo de franja que combina com o rosto e estilo de cada mulher. E, afinal…Quais são esses tais de tipos de franja?
Tipos de Franjas
Vou mostrar aqui para vocês os principais tipos de franja existentes:
É o tipo mais tradicional de franja. Remete a um look mais clássico e bem forte. Geralmente, é pouco repicada das pontas, para acentuar o formato geométrico.
Combina mais com cortes Chanel curtos e estruturados ou médios e longos de fios bem retos.
Cai melhor em pessoas de rosto oval ou levemente quadradosNão é recomendada para rostos redondos, pois irá encurtar as formas e acentuar mais ainda as bochechas!
Para não ficar com o aspecto “franja de índio”, deve ser cortada de maneira mais leve, separando menos fios e repicando de maneira bem sutil as pontas.
.
Ela também cobre a testa assim como a franja reta, mas é cortada de maneira a formar uma suave meia lua em frente à região das sobrancelhas. O formato arredondado é ideal para desviar a atenção dos ângulos marcados de quem tem a região do queixo mais estreita (eu!), o que é chamado de rosto em Triângulo Invertido. Além disso, ressalta as maçãs do rosto, justamente a área que costuma ser o ponto forte de quem tem esse tipo de rosto.
Só posso dizer que pela primeira vez na vida cortei o cabelo com esse tipo de franja e posso afirmar que senti a diferença! Já havia usado inúmeros tipos de franja, mas nenhuma delas havia caído tão bem. Então, creio que essa história das proporções não é mera balela. É fato, meninas! Quem criou essas teorias sabia do que estava falando!
Outra vantagem é que o formato arredondado facilita diferentes penteados com a franja, sendo colocá-la para o lado ou jogá-la sobre o rosto de maneira displicente.
Essa franja não costuma cair muito bem em quem tem o maxilar largo (rosto mais quadrado), pois irá acentuar as formas e o tamanho da região.
 .
Esse tipo de franja é bem moderninho. Ela é cortado de maneira desconexa, desfiada, com fios de tamanho diferentes.
Fica melhor em quem tem o rosto oval, que é naturalmente mais proporcional, dando suporte aos fios de tamanho irregular. Mas cuidado se tiver a testa grande. Ela pode parecer maior ainda com esse corte de franja. Mas por este motivo, pode ser uma boa pedida para rosto em formato diamante, mas em versões mais curtinhas, acima da sobrancelha.
.
Na verdade, todos os tipos de franja podem (e costumam) ser um pouco desfiados nas pontaspara tirar o aspecto rígido e geométrico. Mas você pode optar por cortar a franja focando no desfiado. Tal corte fica bem mais evidente quando a franja é mais curta e está bem na frente da testa.
Os fios são cortados basicamente no mesmo comprimento, mas tem suas pontas desfiadas para dar leveza e movimento à franja (e também um visual mais bagunçado, quando desejado).
É ótima para quem tem rosto quadrado, pois desconstrói um pouco as formas rígidas do rosto, assim como também suaviza o formato dos rostos mais redondos. Porém, quem tem rosto em triângulo invertidopoderá acentuar mais ainda a área “pontuda” do queixo.
.
Os variados tipos de franjas também podem ser usados na diagonal. Quem tem rosto oval pode abusar bastante dessas franjas “de ladinho”, que também são ótimas para alongar rostos redondos e também para suavizar os traços fortes de rostos quadrados (contanto que sejas usadas num comprimento mais longo).
Além disso, funcionam muito bem nos rostos com formato diamante, que costumam ter a testa bem mais estreita que as maçãs do rosto. Neste neste caso, franjas laterais desconexas vão dar a ilusão de que a área da testa é um pouco maior, amenizando a largura das maçãs do rosto.
Para um caimento mais natural, é recomendado que sejam levemente repicadas nas pontas.
.
Esse é o famoso “franjão“. Difere da franja em diagonal pois a quantidade de cabelo utilizada para compô-la é infinitamente superior. Começa bem atrás da onde uma franja convencional se inicia e é puxada à partir da parte posterior do cabelo e trazida toda à frente do rosto, muitas vezes cobrindo os olhos, criando um aspecto “pesado”. Há um tempo atrás ficou conhecida como “franja emo”, apesar de cortes de cabelo menos estigmatizados, como os mais curtinhos, combinarem bastante com esse estilo de franja.
É uma escolha para quem tem muita personalidade e costuma gostar de cortes de cabelos mais modernos e ousados, como o undercut.
.
É a mais versátil das franjas, pois não gera uma mudança extremamente radical é possível prendê-la até em um rabo-de-cavalo. É indicada para suavizar os traços de rostos mais redondos ou quadrados.

Há quem diga que só quem tem cabelo liso pode usar franjas curtas. Não é verdade, as mulheres de cabelo ondulado e cacheados também podem conquistar uma aparência totalmente doce e feminina com uma franja ornando com seus cachinhos e com o formato de seu rosto. O único problema é que vai dar trabalho. Ao cortar a franja, você vira automaticamente uma escrava do secador (a não ser que opte por usar a franja mais ondulada e displicente).
E para não criar um contraste muito grande entre a textura natural do seu cabelo e a textura da franja, é mais aconselhável fazer este tipo de corte se a raiz do seu cabelo tender a ser mais lisa do que as pontas.
Formato dos Rostos
Agora que já expliquei um pouquinho sobre os formatos de franja (com meus conhecimentos e vocabulário de leiga, claro!), irei mostrar quais são os principais formatos de rosto, já que citei tanto eles nesse post. É fundamental conhecê-los para acertar na escolha da franja!
Muitas meninas têm dificuldade para descobrir o formato do rosto. Para fazer isso, é melhor prender o cabelo bem puxado para trás e ficar de frente para um espelho, reta, podendo assim analisar os seus traços com clareza. Compare a largura da testa em relação a do maxilar, reparando se a testa é mais larga do que o maxilar ou vice-versa. Preste atenção se as maçãs do rosto se destacam ou não.
Rosto oval é o mais proporcional, o mais beneficiado e desejado de todos. Possuem as maçãs do rosto mais largas que a testa e que o maxilar. Quem tem este formato de rosto geralmente fica bem com qualquer corte de cabelo e tipo de franja!
.
O rosto redondo não tem ângulos definidos. É mais curto e mais largo do que o ovalcom a testa e o queixo mais arredondados e maçãs do rosto de contorno suave.
.
Esse é o meu formato. O rosto é mais largo na testa, tem a maçãs bem proeminentes e começa a afinar até o queixo. Tem o maxilar bem estreito e triangular. As vezes é chamado também de “rosto coração”.
.
O oposto do formato acima, esse rosto é super anguloso, tem o maxilar marcante, com pouca diferença na largura da área do maxilar, das têmporas e da testa. As maçãs do rosto são menos saltadas.
.
A testa e o maxilar são estreitos e as maçãs do rosto são largas e destacadas. A largura da testa e do maxilar tendem a ser similares. Este formato diferencia-se do redondo por ter os ângulos bem marcadosFranjas são muito bem vindas neste tipo de rosto, inclusive na frente da testa, para ampliar a área e tirar o foco das maçãs do rosto.
.
E aí meninas, já identificaram seu tipo de rosto? E escolheram uma franjinha para chamar de sua, mesmo que seja na imaginação?
Ah, só mais uma coisa. Elas crescem! Então, para manter do jeitinho que você quer, terá que voltar ao salão no máaaaaximo de mês, em mês, estourando no prazo!
Mas, na minha opinião, elas valem muito à pena! Considero franjas acessórios de beleza. E de moda, por que não?! Sem falar que elas tem o poder de transformar totalmente o visual, sem ter que fazer mudanças mais drásticas no comprimento ou na cor do cabelo. São perfeitas!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Bela Top © 2013 | Designer de: Camargo Raiden

Direitos: Bela Top, Sejam Bem Vindos! and Bela Top

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...